Sistema Tático no Futsal





O futsal possui vários sistemas táticos. Para o profissional que trabalha com o futsal, saber mais sobre esses sistemas e como ensina-los para os alunos é fundamental para o bom desenvolvimento das aulas.

Os sistemas usados para ensino de futsal são:

SISTEMA 2X2
Este sistema utiliza dois jogadores na defesa e dois no ataque.
Uma das defesas tem a função de fazer o papel de homem fixo, enquanto o outro cuida da armação da jogada e da infiltração na defesa adversária. Eles podem inverter as suas funções, conforme a jogada.
Quanto aos atacantes, um deles ocupa a posição de pivô, enquanto o outro desempenha a função de ponta, recuando para ajudar a defesa sempre que necessário.
O recuo e o avanço dos jogadores devem ser muito cautelosos e devem ser feitos com uma estruturação garantida por uma cobertura eficiente e segura.

SISTEMA 3x1
Neste sistema, a equipe defende-se e ataca com três atletas. Deve haver um homem fixo definido e um pivô que ampara a equipe em todos os momentos difíceis. O sistema é completado pelo trabalho dos alas, que armam, atacam e defendem.

SISTEMA 4x0
Neste sistema os atletas não guardam posição definida. Todos passam pelas posições variando de acordo com as necessidades do jogo.

Temos ainda o SISTEMA 2X1X1

O sistema 2x1x1, relativamente simples e de fácil aprendizagem, é constituído de dois jogadores na defesa, sendo um de cada lado da quadra denominados de alas, um jogador no meio da quadra e um quarto jogador denominado pivô, que se localiza avançado perto da área adversária. Este sistema é bastante utilizado pelas equipes nas saídas de bola no tiro de meta.

 
O posicionamento em quadra dos alunos é muito importante para o bom desempenho de uma equipe. Independente do sistema que seu time utilize, é importante condicionar os alunos a ele.

Até a próxima.



Manual Completo para Professor de Futsal

Você não pode perder:

Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!

Guia completo GRÁTIS: Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .

Seja afiliado e ganhe uma renda extra
200 exercícios em VÌDEOS de FUTSAL
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes




Comente:

Sistema Tático no Futsal Sistema Tático no Futsal Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 04:43 Nota do Post: 5
Tecnologia do Blogger.