Futsal ajudando no desenvolvimento motor infantil






Qualquer esporte pratica por crianças, o professor deve prestar atenção no desenvolvimento da coordenação motora. O futsal não é diferente.

O futsal é um dos esportes mais praticados nos últimos tempos no Brasil. Com as suas características, ele proporciona uma formação adequada das capacidades técnicas e táticas, onde o aluno de futsal desenvolverá suas capacidades motoras e cognitivas de percepção, antecipação e decisões.

O desenvolvimento motor é a base do processo da formação, pois através de movimentos básicos como correr, saltar, rolar e chutar, o aluno se desenvolverá aprendendoa a fazer os gestos técnicos. Além disso, ampliará e "treinará"  seus limites, equilíbrio, ritmo, coordenação e noções de espaço e tempo, são primordiais para o aprendizado do futsal, assim como também trabalha em conjunto e ajuda aos que tem dificuldades.

O desenvolvimento de padrões motores em crianças é um fator relevante para que esta, no decorrer da vida, possa obter habilidades motoras fundamentais bem desenvolvidas, e usufruí-las para qualquer tarefa que lhe seja apresentada,desde as mais simples até as mais complexas.

É importante perceber que o desenvolvimento é o processo contínuo de mudanças ao longo do tempo que se inicia na concepção e cessa na morte.

Pensando em desenvolvimento motor, portanto, pode ser visto como uma mudança progressiva do comportamento motor através do ciclo de vida. Desenvolvimento motor envolve contínua adaptação às mudanças nas capacidades demovimento de um indivíduo por meio do esforço contínuo para atingir e manter o controle motor e competência motora. A iniciação esportiva além de promover hábitos saudáveis, é importante para a formação e desenvolvimento das capacidades de desempenho corporal e motor da criança.

Sendo assim, o bom incentivo dos profissionais de educação física, treinadores e dos pais é de fundamental importância, pois acrescenta um diferencial para a criança, que provavelmente irá desenvolver processos cognitivos e motores de forma satisfatória.  Através da prática esportiva, as crianças são submetidas ás situações reais de convivência interpessoal, de respeito ás regras do futsal, respeito ao próximo, situações de perda e ganho do jogo, ou seja, possibilita a criança a desenvolver-se emocionalmente.

Portanto, o futsal não ajuda só no desenvolvimento emocional da criança como no desenvolvimento motor. Utilize essa ótima ferramenta.

Até a próxima.


Manual Completo para Professor de Futsal

Você não pode perder:

Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!

Guia completo GRÁTIS: Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .

Seja afiliado e ganhe uma renda extra
200 exercícios em VÌDEOS de FUTSAL
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes




Comente:

Futsal ajudando no desenvolvimento motor infantil Futsal ajudando no desenvolvimento motor infantil Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 05:20 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.