Benefícios do Futsal Escolar






A educação física escolar é pautada na construção do conhecimento científico, visando promover um estilo de vida saudável com reflexões acerca da cultura corporal (lutas, ginástica, esporte, dança, jogos, etc). Desse modo, dentre os conteúdos abordados, o futsal é um dos que mais sobressai, pela facilidade ao acesso de sua prática na escola.

Acesse o blog sobre Futsal no blog da Educação Físicaa

Exercitando o futsal, a criança se exercita, combate o sedentarismo e socializa-se com as outras. Exercitando o esporte, estimula-se tamanho objetivo (saber fazer), ainda trabalhando as extensões conceituais (saber) e atitudinais (ser). Assim, traz como objetivo central praticar o esporte, o tamanho dos objetivos surge na pele para que todas as crianças se aproximem e praticam esportes entre variados tipos, de brincadeira e jogos, para que possam expandir os fundamentos as bases de todos esportes.

O processo escolar deve prevalecer a conscientização do valor educativo do esporte, refletindo suas ações de exclusão, por exemplo, na qual somente quem tem talento o pratica, ou que o futsal não é para meninas. No entanto, também cabe ao profissional incentivar os talentos e encaminhar para clubes e/ou escolinhas. Em outras palavras, a escola e o professor(a) são mediadores na descoberta de talentos neste espaço.  

O fator motivacional dos alunos deve ser trabalhado; o Futsal, junto da Educação Física, faz parte de um dos esportes que contribui direto no fator motivacional, além dos benefícios e acréscimo de habilidades dos indivíduos que fazem parte do ambiente social. Sendo assim, o futsal, dentro dos parâmetros escolares, desenvolve o aluno diferente do futsal fora do ambiente escolar. Entende-se que, o Futsal faz parte da cultura brasileira e que a maioria dos alunos gosta de praticar o esporte, porém, o futsal escolar não tem o propósito de criar atletas e sim formar cidadãos.

Para quem quer lidar com o Futsal na Escola, tenho um conteúdo bem legal. Conheça o curso Futsal Escolar do Rogério Voser. Este curso busca oferecer um referencial teórico sobre o processo de ensino/aprendizagem aplicado ao Futsal Escolar.

Além do material teórico, slides e books, são disponibilizados 70 vídeos com atividades práticas que podem ser aplicados em diferentes faixas etárias. Clique aqui e saiba mais!


Manual Completo para Professor de Futsal

Você não pode perder:

Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!

Guia completo GRÁTIS: Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .

Seja afiliado e ganhe uma renda extra
200 exercícios em VÌDEOS de FUTSAL
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes




Comente:

Benefícios do Futsal Escolar Benefícios do Futsal Escolar Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 05:22 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.