Velocidade e Agilidade são pré-requisitos no Futsal








O futsal é jogado em quadra retangular, plana, horizontal, medindo 40m de comprimento por 20m de largura (dimensão para jogos oficiais). Como é um jogo de contato, a disputa pelo espaço de jogo é constante e é um fator importante para a vitória de uma equipe.

Também por isso, os jogadores precisam ter uma elevada capacidade de velocidade e agilidade de movimentos, além de excelente domínio espaço-temporal, permitindo assim uma rápida aceleração e mudança de direção, em espaços reduzidos e compartilhados por adversários e companheiros de equipe. A proximidade dos adversários faz com que as ações tenham que ocorrer de forma rápida e muitas vezes inesperada, motivo pelo qual os movimentos automatizados e inflexíveis limitam as possibilidades de desempenho.

Olhando para um  jogo de futsal, percebemos que ele é rápido e as ações ocorrem em espaços reduzidos. Assim, o desenvolvimento de uma boa técnica integrada a uma rápida capacidade de tomada de decisão, é fundamental para a otimização do desempenho e, se esses fatores não forem adquiridos de forma consistente durante a infância e a adolescência, podem comprometer aquisições futuras e a continuidade do envolvimento com a modalidade.

A ênfase do treinamento com crianças e adolescentes, deveria ser dada em habilidades técnicas e/ou táticas, com o desenvolvimento das capacidades físicas sendo realizado durante os jogos e/ou jogos adaptados.

Em relação aos sistemas táticos, é difícil falar em um sistema fixo, pois a troca deposições é constante, fato que exige uma elevada taxa de movimentação.

De modo geral, podem ser destacados os sistemas defensivos: 1-2-1; 2-2(quadrado); 3-1 (triângulo na defesa e flutuação pivô); 4-0 (linha defensiva – pouco utilizado, pois deixa muito espaço para o adversário, dificulta a roubada de bola e o contra-ataque).

Com a possibilidade de utilização do goleiro, muitas vezes quando o time detém a posse de bola, ocorre variação desses sistemas, com o goleiro ocupando a última posição na linha defensiva. Quando isso ocorre, normalmente o sistema utilizado é o 1 (goleiro)-2-2.

Considerando as exigências motoras, durante uma partida de futsal, os esforços intensos realizados por curto período de tempo e a alternância com períodos de baixa intensidade indicam que a demanda metabólica seja suprida pelos três sistemas energéticos (aeróbio, anaeróbio lático e anaeróbio alático).

Os diferentes tipos de deslocamento, com grandes acelerações, desacelerações, mudanças de direção, chutes, passes, fintas, desarmes, saltos, etc. proporcionam uma significativa adaptação neuro-muscular, favorecendo a potência e a agilidade. Por causa do pequeno espaço de jogo, essas capacidades podem ser consideradas decisivas para o resultado de uma partida.

Dentro dessa linha de raciocínio, as habilidades de contato com a bola assumem um papel discriminante no desempenho, juntamente com mecanismos perceptivos e decisórios que permitem o sucesso das ações individuais e coletivas. Assim, durante o processo de formação esportiva, deve-se privilegiar a interação dos diversos fatores que compõem o desempenho; o treinamento de uma determinada característica de forma isolada provavelmente não apresentará resultados positivos


Manual Completo para Professor de Futsal

Você não pode perder:

Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas! Seja afiliado e ganhe uma renda extra
200 exercícios em VÌDEOS de FUTSAL
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes




Comente:

Velocidade e Agilidade são pré-requisitos no Futsal Velocidade e Agilidade são pré-requisitos no Futsal Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 06:35 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.