Os fundamentos do Futsal




Futsal: conheça esse esporte - Lu Explica - Magazine Luiza


O futsal, futebol de salão, é um esporte que exige habilidade. O espaço curto da quadra, somado ao peso maior da bola (em comparação com a bola de campo) e a rapidez com que se é praticado fazem dele um esporte em que os competidores tem de possuir domínio de força e noção de peso da bola. Para que as jogadas e o objetivo de se fazer sejam alcançados, é necessário que haja controle dos fundamentos do futebol de salão.

Fundamentos são as práticas básicas que devem ser aprendidas para se executar o futebol de salão. Os fundamentos básicos são: chute, passe, condução, domínio, drible e finta. Existem mais fundamentos que esses mas que pedem, como pré-requisito, o conhecimento dos fundamentos já citados. Alguns como antecipação, marcação, proteção de bola e posicionamento são aprendidos com mais tempo de prática do esporte. Isso sem falar que existem fundamento específicos para a posição de goleiro, como reflexo, posição de defesa com as mãos e com os pés e a forma correta de cair, entre outros.

Começando por um dos mais executados: o passe. Talvez o fundamento mais importante, é o mais executado num jogo de futsal. Consiste, basicamente, de passar a bola para outro jogador. Para realiza-lo é necessário que se tenha visão de jogo para saber onde está seu companheiro e precisão para acertar na direção e na força necessária para que seu passe não seja interceptado. O passe pelo chão é o mais utilizado nesse esporte pela rapidez exigida: pelo chão a bola “corre” mais rápido e por isso tem menor possibilidade de ser roubada pelo adversário. Existe também o passe pelo alto que, apesar de demorar mais tempo para alcançar seu destino, tem sua trajetória no alto e por isso tem menor possibilidade de ser interceptado. Existem diversas variações de passe como o “passe de letra”, passe de peito, de cabeça, de calcanhar e todos que a criatividade permita inventar.

Existem algumas classificações para o passe. Quanto á sua trajetória ele pode ser rasteiro, meia altura ou parabólico. A sua distancia pode ser curto (de até 4 de um jogador até outro) médio (de 4 à 10 metros) e longo (acima de 10 metros). Quanto à sua execução pode ser interno, externo ( trivela), solado (com a parte de baixo do pé), de bico e de calcanhar.

Outro fundamento bastante importante para desenvolvimento o jogo é o domínio. Esse, consiste em conseguir interromper a trajetória da bola de forma que ela fique sob seu controle. É um requisito muito exigido, já que os passes são rápidos e, por isso, mais difíceis de serem dominados. A não ser o braço, todas as outras partes do corpo podem ser usadas para o domínio da bola. Como a maioria dos passes são feitos pelo chão, o domínio com os pés deve ser bastante trabalhado. Existe o que se chama de “controle da bola”, que é a capacidade de manter a bola no ar, chamada também de “embaixadinha”. É uma prática interessante para melhorar o domínio, já que essa prática exige que se tenha noção do peso da bola e da força necessário para levanta-la, logo, uma facilidade maior de domínio de bola.

Para correr pela quadra tendo a bola sob domínio é realizado o fundamento de condução. Pode ser executado em linha reta (retilíneo) ou mudando de direção (zigue-zague). Com os pés, pode ser feito coma parte interna ou externa do pé, sendo que com a parte da frete (bico da chuteira) tem-se pouco controle da bola e, portanto, é pouco utilizado. Nesse fundamento é importante que se tente deixar a bola o mais perto possível do condutor, para que se seja mais difícil do adversário conseguir tomar a bola. Além disso, quando a boal esta perto dos pés, conforme se avança pela quadra e os marcadores chegam, a mudança de direção coma bola pode ser feita mais rápido e assim executar um outro fundamento: o drible.

O drible e a finta são fundamentos parecidos: ambos consistem em passar por um marcador tendo, no final da jogada, a bola em sua posse. A diferença entre os dois é que o drible é feito com a posse de bola no início do lance, já a finta é feita sem a posse bola, e é chamada também de drible de corpo. Exigem, dependo do lance, velocidade, técnica, criatividade, força e ginga. São vários os dribles possíveis e muitos nomes eles recebem: elástico, chapéu, caneta são alguns dos dribles executados numa partida, lembrando que a cada um pode ter nomes diferentes em cada região. É um dos fundamentos mais valorizados para jogadores que joguem de forma ofensiva, para que passem por seus marcadores e possam fazer o fundamento de finalizar: o chute.

O chute é o ato de bater na bola com os pés de objetivando um destino. Esse destino pode ser tirar a bola de jogo, acertar outro jogador e, claro, acertar o gol. Esse mesmo objetivo pode ser feito pela cabeça (cabeçada) ou com outras partes do corpo ( por exemplo com o peito). O chute defensivo (aquele que buscar afastar o perigo do ataque adversário) é feito de forma mais instintiva, portanto não exige grande técnica. Já o ofensivo (busca fazer o gol) requer percepção do posicionamento do goleiro adversário, noção de força, precisão e habilidade. Pode ser, assim como o passe, feito com a parte interna no pé, com a externa ( trivela), com o peito do pé, calcanhar e bico. Geralmente se busca chutar próximo a trave para dificultar a defesa do goleiro, mas outras técnicas, como chutar no “contra-pé” do goleiro, por cobertura ou colocado, também são importantes para uma boa finalização.

Para o goleiros, além do requisitos já citados, é necessário algumas habilidades especiais. Reflexo (rápida reação diante um chute), posicionamento, saída do gol e outros. As defesas são executadas com qualquer parte do corpo, mas principalmente com as mãos e com os pés. As mão são mais exigidas em chutes de meia altura e mais altos. Os pés para chutes rasteiros e fortes. Existe também o “encaixe” em que se segura a bola com as mãos, sem largar. Já a defesa chamada “espalmada” é a intervenção a chutes mais no canto do gol e difíceis de serem seguradas, então usa-se as mãos para desviar a bola da direção do gol. A escolha de qual dessa se fazer depende da velocidade e da força do chute, mas a mais segura é o encaixe, já que não dá oportunidade do adversário recuperar a posse de bola.

Existem ainda outros fundamentos que são aprendidos com mais prática desse esporte como as técnicas de marcação, antecipação, roubadas de bola, posicionamento, proteção de bola e outros.



Manual Completo para Professor de Futsal

Você não pode perder:

Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas! Seja afiliado e ganhe uma renda extra
200 exercícios em VÌDEOS de FUTSAL
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes




Comente:

Os fundamentos do Futsal Os fundamentos do Futsal Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 08:06 Nota do Post: 5
Tecnologia do Blogger.